sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Depoimento de Ribeiro Cardoso


O Sindicato dos Jornalistas é a verdadeira casa dos jornalistas – mesmo daqueles que, por razões várias, não estão lá inscritos. Por isso, embora não só por isso, agrada-me ver duas listas a concorrer ao próximo acto eleitoral. É, de algum modo, um sinal de uma certa vitalidade, que, não o escondo, desejava fosse maior.
Dito isto, gosto do nome e do lema da lista A, que integro de corpo inteiro apesar de reformado há vários anos: Unidade e Participação. Esse é o caminho: na sociedade em que vivemos ser jornalista não é, ou não deveria ser, coisa pouca. E sem que ninguém deixe de lutar pelos seus ideais, todos deveríamos estar unidos, participando, na luta pelos direitos essenciais/indispensáveis da nossa classe profissional: liberdade de informar e condições dignas de trabalho. É uma dupla que não pode aceitar o divórcio. Como também não pode viver sem tutelar, de um modo sério e activo, a deontologia da nossa profissão. Jornalistas a sério não se deixarão pôr na ordem…
E já agora deixem-me que sublinhe um facto, que por ele também concorro: é preciso que a equipa que vença estas nossas eleições lute bravamente para que mais jornalistas se sindicalizem. As escolas de jornalismo não ensinam isso…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Os eleitos pela lista A