quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Uma lista de mulheres e homens livres




Os candidatos da lista A – Unidade e Participação foram surpreendidos pelo teor de um texto de campanha da lista B, no qual se lê: “Somos uma equipa que não segue directórios ou comités, uma lista de gente que pensa pelas suas cabeças, cuja unidade coerente se baseia na múltipla diversidade daqueles que nela participam”.
Tal parágrafo comporta insinuações inaceitáveis em democracia e intoleráveis em profissionais que devem prezar a lealdade. Por isso não pode ficar sem resposta.   
A lista A – Unidade e Participação é uma lista constituída exclusivamente por mulheres e homens livres, todos com provas dadas no exercício da profissão e a maioria com larga experiência de vida sindical, sempre ao serviço dos jornalistas e da causa dos seus direitos, da liberdade de imprensa e de um Jornalismo eticamente responsável.
Os candidatos da lista A participam, de livre vontade e em plena autonomia, em mais esta campanha eleitoral. Não obedecem senão à sua consciência e à convicção de que transportam um projecto sindical que julgam melhor para o Sindicato dos Jornalistas.
Foram-se juntando ao longo de muitos anos e de sucessivas eleições para os órgãos do SJ, em função da identificação de problemas e necessidades, em sintonia com propostas, objectivos e modos de intervir, sem se perguntarem sobre rótulos de qualquer espécie e sem serem reféns de qualquer obediência.
Com opiniões e convicções diversas, mas convergindo no fundamental para a defesa da classe e do jornalismo, com experiências e mundividências distintas, os candidatos da lista A não pediram licença a ninguém nem recebem ou receberão ditames seja de quem for.
Não é novo. Sabem-no, por experiência, as largas dezenas de camaradas que participaram connosco em sucessivos processos eleitorais. E podem testemunhá-lo os que hoje estão noutra lista.
Os candidatos da lista A – Unidade e Participação estão séria e serenamente empenhados nesta campanha, como estiveram em todas antes, imbuídos de um profundo e genuíno espírito democrático.
Os candidatos da lista A – Unidade e Participação apresentam propostas e submetem-se ao juízo dos eleitores, sem ataques gratuitos a outras listas nem insinuações sobre a conduta de outros.
É a única forma – leal e sincera – que temos de estar no sindicalismo e ao serviço dos jornalistas, pela unidade da classe. E damo-nos muito bem com isso. Estamos certos de que os sócios do SJ e os jornalistas em geral também.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Os eleitos pela lista A